Blog

O que fazer em Fortaleza - Roteiro de 3 dias
O que fazer em Fortaleza - Roteiro de 3 dias

A capital do Ceará é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, por sua diversidade de praias e belezas naturais. Com diversão e atrativos para a família toda, aventureiros ou casais em busca de romantismo, o nordeste sempre surpreende por sua programação - ainda que seja rápida! 

E, claro, estamos falando de uma região ainda mais abrangente, que vai além de Fortaleza. As vilas e vilarejos dos litorais leste e oeste são igualmente lindo e repletos de atividades. 



Alguns cartões postais conhecidos, como a Pedra Furada e a praia de Canoa Quebrada não podem ficar de fora do roteiro.
Para te ajudar, montamos umas dicas para quem vai dar uma escapadinha de três dias para Fortaleza!

 

O que fazer em Fortaleza em três dias

Dia 1 - City Tour + Praia do Cumbuco



Fortaleza vai muito além das praias e o
City Tour é a melhor forma de conhecer suas histórias e as curiosidades. Começamos a manhã nesse passeio panorâmico de duas horas, passando pelos principais pontos históricos da capital cearense, como: a Avenida Beira Mar, a estátua de Iracema, a Zona Portuária da cidade, a Praia do Futuro, a Praça Portugal, o Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, o centro da cidade, o Mercado Central, o Forte Schoonenborch, a Catedral Metropolitana de Fortaleza, o Passeio Público, a antiga Cadeia Pública e a Estação Ferroviária.

Terminado o tour, nós seguimos em direção a Praia do Cumbuco, uma das mais procuradas na região metropolitana de Fortaleza. Localizado a cerca de 30 quilômetros da capital.

Esse passeio reúne praia, dunas, lagoa e até um passeio de buggy, podendo ser com ou sem emoção (ou seja: dunas mais ou menos íngremes e maiores). Ah, também pode fazer um passeio de quadriciclo. 

O legal de se aventurar na Praia do Cumbuco é que você verá outras belezas do litoral, como a Lagoa do Cauípe (pausa perfeita para mergulho ou praticar kitesurfe). Se tiver com tempo, é possível esticar o passeio até o Porto de Pecém (esse trecho mais longo pode chegar a duas horas e meia de passeio).


Não esqueça de sempre negociar os valores antes de embarcar no buggy!


Dia 2 - Jericoacoara com Lagoa do Paraíso



Como dissemos, não dá para ir a Fortaleza e ficar só nisso! Reserve um dia para ir até Jericoacoara com uma parada na Lagoa do Paraíso, a quase 300 quilômetros da capital. 

 

Apesar de ser uma viagem de tempo razoável, temos paradas pelo caminho para curtir o litoral cearense. A primeira delas é a famosa Pedra Furada. Como é uma praia, o carro não nos deixa exatamente na praia. Tem uma pequena caminhada até o cartão postal (algo de 40min). O trajeto é lindo e já nos cria a expectativa do que vem pela frente. 

 


Em seguida, passamos pela curiosa
árvore da preguiça (em função do vento, ela acabou ficando "deitada" na areia), pela Lagoa Azul e pela Lagoa do Paraíso, onde paramos para nadar um pouco nessa maravilha! As redes dentro da água são um convite para relaxar! Como a água quase não tem ondas, é ideal para levar crianças e curtir em família.

 

Nessa parada também podemos aproveitar para almoçar. Os restaurantes costumam colocar as cadeiras e mesas dentro da água também, para deixar os visitantes mais relaxados também. 

 

Na parte da tarde, seguimos para a Vila de Jericoacoara, onde ficamos até o pôr-do-sol. Para ver essa cena de forma privilegiada, vamos até o alto das dunas e, acredite: é um espetáculo! Depois desse show, temos a opção de voltar para Fortaleza ou jantar no vilarejo, onde há várias opções de bistrôs e restaurantes mais badalados na região da Praça Principal. Se optar por comer em Jeri, cuide com o horário. O limite máximo para retornar à capital cearense é às 20h.

 

Dia 3 - Passeio Litoral Leste 



 

Indo para o lado oposto do dia anterior, deixamos o último dia para ir em direção da Canoa Quebrada, um dos pontos mais conhecidos do Ceará, percorrendo o Litoral Leste do Ceará, considerado um dos trechos mais bonitos do Brasil.

 

Nós começamos indo até a Praia do Morro Branco, conhecida por suas falésias e areias coloridas, além de ser uma das praias mais bonitas do estado. Em seguida, vamos para a Praia das Fontes, que recebe esse nome porque, em suas falésias, vemos várias fontes de água surgindo. Algumas até foram adaptadas para um refrescante banho durante um caminhada.

 

Por fim, chegamos a Canoa Quebrada, uma das praias mais procuradas do Ceará. Além do visual deslumbrante e banho de mar, é possível fazer um passeio de buggy (mas fique de olho no relógio para ver se dá tempo) e nadar em piscinas naturais.

 

A água desse antigo point hippie (lá nos anos 70) é tranquila e cristalina, além de ter uma extensa faixa de areia. O local também conta com boa estrutura, ficando ainda mais fácil e cômodo aproveitar o dia na praia.