Blog

Tudo que você precisa saber sobre o Natal Luz 2021 em Gramado
Tudo que você precisa saber sobre o Natal Luz 2021 em Gramado

Um dos espetáculos mais famosos e esperados do Brasil é o Natal Luz de Gramado. O calendário recheado de atrações e muita decoração natalina começa em  28 de outubro e segue até janeiro de 2022, trazendo um clima ainda mais mágico para a cidade.

Aqui, trazemos todas as informações para você sobre esse grande evento!

1. O que é Natal Luz?

Todos os anos, Gramado se transforma em uma verdadeira Vila de Natal, com muitas luzes natalinas pelas ruas, casas, hotéis, restaurantes. É uma tradição de 35 anos e atrai milhões de visitantes todos os anos durante seus 80 dias de programações. 

Não são apenas luzes em árvores. Estamos falando de neve artificial, decorações com muito capricho e atrações que vão desde a chegada do Papai Noel e desfiles até espetáculos montados sobre um palco no lago e shows de fogos de artifício.


A inspiração para esse evento veio da Disney, depois que o ex-secretário da Cultura da cidade, Luciano Peccin, visitou o parque de Orlando. As ideias transformaram a época de Natal na cidade gaúcha, que perduram até hoje e ficam cada vez mais fortes. 

2. É preciso comprar ingresso para o Natal Luz?

Somente para alguns espetáculos, mas boa parte da programação do Natal Luz é gratuita. Os que precisam de ingresso são: O Show do Lago - Illumination, A Lenda do Bosque e o Grande Desfile de Natal, Natal Branco e o Korvatunturi.

1. Show do Lago - Illumination: Esse grande espetáculo de música e fogos acontece no Lago Joaquina Rita Bier. É uma história do mundo, incluindo o nascimento de Jesus, para despertar a magia e o espírito do Natal em todos os presentes. 


2. A Lenda do Bosque: Outro espetáculo divertido e de grande produção! A peça é realizada no Bosque Pinheiros, com a reprodução de uma bucólica vila natalina, onde mora o Bom Velhinho. 


3. O Grande Desfile de Natal: O nome já diz tudo, né? Esse é o desfile que inclui a magia natalina com uma grande chegada do Papai Noel, recebido por música e muita festa! É como se Disney encontrasse a Sapucaí no Natal! O desfile tem três partes: a história de Jesus, seguido por um ato alegre, mágico e circense, com a presença de personagens natalinos. Por fim, a estrela do show: Papai Noel, com renas, brinquedos e muita celebração!


Para mais tranquilidade, recomenda-se que os ingressos sejam comprados com antecedência. Os valores são variados, dependendo da posição em relação ao palco (Arquibancada e Cadeira Premium).

4. Natal Branco: Um espetáculo musical glamoroso e emocionante. Uma noite repleta de magia, encanto e sofisticação. Natal Branco é um espetáculo musical autoral, performático e elegante que possui um repertório refinado, formado por rearranjos autorais dos mais belos clássicos do universo natalino. Composto por um elenco principal de 7 vozes entre eles o próprio Papai Noel em figurinos tons de gelo, o musical conta ainda com a Orquestra Sinfônica de Gramado e um piano de cauda branco somados à um elegante ballet. Bailarinas decoram as cenas de forma inusitada e com coreografias de efeito visual, vestindo figurinos festivos que celebram a data em grande estilo.



5. Korvatunturi: O musical Korvatunturi - “A Origem do Natal" conta a verdadeira história do Papai Noel e mantém o mesmo universo mágico do musical já consagrado, mas durante esse período ganha uma versão renovada, onde os bons sentimentos que transbordam na época de Natal recebem ainda mais destaque, aflorando na delicadeza da interpretação dos artistas e na experiência vivida pelo público.


3. Quem tem direito à Meia-Entrada?

  • Crianças com idade entre 4 e 12 anos;
  • Estudantes (mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil);
  • Idosos
  • Portadores de necessidades especiais e acompanhante 
  • Jovens de baixa renda
  •  
  • Doadores de sangue

A documentação será exigida nos guichês de acesso aos shows. Portanto, leve em mãos, juntamente com um documento com foto.

 

4. O que mais terá na programação?

Todas as noites, assim que anoitece, as luzes de Natal são acesas por toda a cidade! Mas também é possível ver as Paradas de Natal (uma versão menor e gratuita do Grande Desfile, realizada na avenida Borges de Medeiros, no centro da cidade); um espetáculo na Fábrica de Brinquedos (uma apresentação de teatro musical, em frente à Rua Coberta); Vila de Natal e Casa do Papai Noel; Rua Coberta (um palco a céu aberto, com apresentações de música, danças e teatros); apresentações de corais; Trupe de Natal (uma turma que gosta de trazer a magia natalina pelas ruas da cidade); Tannenbaumfest (decoração coletiva de árvores de Natal! Você adota um pinheiro. Não é demais isso?); e as Renas do Papai Noel (projeto de artistas plásticos no centro da cidade).

5. Bustour illumination Show

O ônibus panorâmico se torna um cenário para espetáculos no estilo Broadway reservados aos passageiros. Luzes, músicas natalinas, intervenções artísticas durante o trajeto (de, aproximadamente, duas horas) trazem os visitantes para o clima de Natal que as cidades abraçam. 

Além da decoração no ônibus, o passeio permite que a gente veja toda a cidade transformada em uma vila de Natal, sempre ouvindo histórias do guia sobre Gramado e Canela.

Confira o vídeo e viva essa emoção:

6. Já tem a programação completa do Natal Luz 2021?

A programação detalhada do Natal Luz 2021 ainda não foi divulgada, mas vamos ficar de olho!
De qualquer forma, você já pode se antecipar e fazer reservas conosco para esse grande evento!